Wikincat:Sobre
O Wikincat junta as tecnologias dos wikis (utilizando o software MediaWiki) com as tecnologias da Web Semântica, criando um software de bibliotecas mais interativo e atual.
O software do Wikincat é pensado para ser simples, livre, multilíngue, interoperável e gratuito.
O foco do projeto está em criar um software para as bibliotecas de pequeno porte e que possuam poucos recursos financeiros, mas que se interessam e se preocupam com a colaboração na Web.
O Wikincat suporta os padrões MARC 21 (formato bibliográfico e de autoridade) para catalogação, importação (ISO 2709 e Z39.50) e exportação (ISO 2709, MARCXML, MARC tags e os protocolos Z39.50 e SRU).
Possui um módulo de aquisição para registros de doação, compra ou permuta de exemplares. O registro de aquisição é vinculado aos exemplares, permitindo maior controle sobre estes.
O sistema de busca é bastante customizável e, por padrão, oferece buscas simples ou avançadas a partir dos atributos Título, Autor, Assunto, Editora, Ano de publicação, Idioma e ISBN. Além disso, o sistema oferece uma interface avançada para uma "busca semântica", destinada aos profissionais da informação, que possibilita a consulta por qualquer campo padronizado no sistema. Para quem necessita de mais precisão, o Wikincat também pode oferecer buscas por meio da ferramenta especializada Elasticsearch.
O projeto segue a filosofia do código aberto (open source) e convida a todos(as) a participarem de seu desenvolvimento. O Wikincat foi idealizado, planejado e é mantido e desenvolvido por um bibliotecário (e-mail).