Introdução à RDA: um guia básico

De Wikincat
Ir para: navegação, pesquisa
Introducing RDA: a guide to the basics
Autor
Data da obra2010
AssuntoRegras de catalogação
Resource Description and Access (RDA)
Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR)
Texto | Português
TradutorLemos, Antonio Agenor Briquet de
ContribuidorLemos, Maria Lúcia Vilar de
Ilustraçõesilustrado
Sumarização do conteúdo
Clique em Expandir para visualizar
Uma nova sigla surgiu no mundo da informação: RDA, que significa Resource Description and Access. Em português, Recursos: Descrição e Acesso. Trata- se da norma de catalogação que veio substituir o Código de catalogação anglo- americano, ou seja, as Anglo-American cataloguing rules (AACR2), que não serão mais atualizadas.

Este livro é aquilo que diz o título: uma introdução. Aqui não serão encontradas as instruções da norma, mas um texto básico, destinado a possibilitar ao leitor a compreensão dos motivos que levaram ao abandono das AACR2 e ao desenvolvimento de novas regras capazes de atender às necessidades criadas pela multiplicação de novas formas de produção e comunicação de informações. Aqui também se encontram explicações sobre a fundamentação teórica em que se baseia a norma RDA.

Como bem salienta a autora, a RDA não representa uma ruptura radical com as práticas anteriores. Ela foi construída sobre os alicerces das AACR2 e levou em conta outras normas e modelos, aceitos internacionalmente, relevantes para o processo de representação da informação. O principal ponto de inflexão que a RDA apresenta, na longa história das regras catalográficas, está no objetivo de se tornar uma ferramenta totalmente compatível com as facilidades oferecidas pelas tecnologias da informação, particularmente a internet, e na plena adoção dos princípios de flexibilidade, extensibilidade, continuidade com as AACR2 e reprodução fidedigna dos dados com que os próprios documentos se apresentam.

São muitos os benefícios que poderão advir da adoção da RDA. Este livro permitirá às comunidades brasileiras de catalogação debater mais amplamente essa proposta, a fim de encontrar o caminho que lhes permita inserir-se no movimento que levará ao compartilhamento de recursos em escala global e a uma maior racionalização do trabalho catalográfico.


Sumário

Agradecimentos vii

Lista de abreviaturas ix

1 O que é a RDA? 1

2 A RDA e o contexto internacional 8

3 FRBR e FRAD na RDA 17

4 Continuidade com as AACR2 455 Onde estão as mudanças? 57

6 Implantação da RDA 90

7 Vantagens, presente e futuro 114

Recursos e leituras selecionadas 131

Apêndice desta edição 137

Índice 144
Brasília | Briquet de Lemos/Livros |
ResponsabilidadeChris Oliver; tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos
Ano de copyright2010
Modo de emissãounidade única
Tipo de mídianão midiático
Tipo de suportevolume
Extensão do texto153 páginas
Dimensões23 cm
ISBN978-85-85637-45-3, 85-85637-45-5
Formato disponível