Machado, Adriano Emanuel

From Wikincat
Jump to navigation Jump to search




Autoridade (pessoa)
Machado, Adriano Emanuel
Fonte positiva de dados
Autor de: Intervenções metabólicas sobre o comportamento e cognição: efeitos de dietas hiperlipídicas e fármacos da classe estatina em processos comportamentais e na memória de roedores.
Lattes 2022 Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação na mesma universidade, neste período atuou em projetos de pesquisa relacionados aos mecanismos biológicos da aprendizagem, memória e psicofarmacologia. É mestre em neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, onde atuou no Laboratório de Neurociências e Comportamento do Departamento de Fisiologia da universidade, com linha de pesquisa visando entender como interferências dietéticas e farmacológicas no metabolismo lipídico influenciam nos mecanismos relacionados à aprendizagem e na memória. Recebeu o título de doutor pelo mesmo programa com linha de pesquisa focada no entendimento dos efeitos metabólicos de dietas hipercalóricas e de fármacos da classe estatina sobre o comportamento e cognição, em especial sobre os mecanismos de aprendizagem e memória. Também atuou como colaborador junto ao Laboratório Neurometria e Biofeedback - LANEBI/UFSC em estudos envolvendo eletroencefalografia, neurofeedback e processos cognitivos. Atualmente é professor colaborador da Faculdade CESUSC, onde ministra as disciplinas de neurofisiologia, neuropsicologia, análise do comportamento, genética humana e psicofarmacologia para o curso de psicologia. Também atua como professor colaborador esporádico do curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia no Instituto Educar Brasil - Dom Bosco - Rio do Sul/SC. É coordenador do curso de pós-graduação em neurociências, comportamento e cognição da CESUSC. Tem interesse na pesquisa da atividade eletrofisiológica cerebral correlata a processos comportamentais e cognitivos e do uso desta atividade no neurofeedback e nos sistemas de interface cérebro máquina.






Campo Ind1 Ind2 Dados
Líder 02389nz  a2200133ni 4500
001 - Número de controle A000033
003 - Identificador do número de controle BR-FlWIK
005 - Data e hora da última transação 20221108153452.0
008 - Elementos de dados de tamanho fixo - Informações gerais 221108 n acnnnaabn           n aaa     d












040 - Fonte da catalogação # #
100 - Ponto de acesso autorizado - Nome pessoal 1 # $aMachado, Adriano Emanuel
670 - Fonte positiva de dados # # $aAutor de: Intervenções metabólicas sobre o comportamento e cognição: efeitos de dietas hiperlipídicas e fármacos da classe estatina em processos comportamentais e na memória de roedores.
670 - Fonte positiva de dados # # $bLattes 2022
$bBiólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação na mesma universidade, neste período atuou em projetos de pesquisa relacionados aos mecanismos biológicos da aprendizagem, memória e psicofarmacologia. É mestre em neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, onde atuou no Laboratório de Neurociências e Comportamento do Departamento de Fisiologia da universidade, com linha de pesquisa visando entender como interferências dietéticas e farmacológicas no metabolismo lipídico influenciam nos mecanismos relacionados à aprendizagem e na memória. Recebeu o título de doutor pelo mesmo programa com linha de pesquisa focada no entendimento dos efeitos metabólicos de dietas hipercalóricas e de fármacos da classe estatina sobre o comportamento e cognição, em especial sobre os mecanismos de aprendizagem e memória. Também atuou como colaborador junto ao Laboratório Neurometria e Biofeedback - LANEBI/UFSC em estudos envolvendo eletroencefalografia, neurofeedback e processos cognitivos. Atualmente é professor colaborador da Faculdade CESUSC, onde ministra as disciplinas de neurofisiologia, neuropsicologia, análise do comportamento, genética humana e psicofarmacologia para o curso de psicologia. Também atua como professor colaborador esporádico do curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia no Instituto Educar Brasil - Dom Bosco - Rio do Sul/SC. É coordenador do curso de pós-graduação em neurociências, comportamento e cognição da CESUSC. Tem interesse na pesquisa da atividade eletrofisiológica cerebral correlata a processos comportamentais e cognitivos e do uso desta atividade no neurofeedback e nos sistemas de interface cérebro máquina.
856 - Localização e acesso eletrônicos 4 # $uhttp://lattes.cnpq.br/9639780944169078